Um estudo dos impactos dos serviços noturnos na qualidade de vida do policial militar

Autores/as

Palabras clave:

impactos, serviços noturnos, sono, qualidade de vida, Polícia Militar

Resumen

A atuação da Polícia Militar é pautada por inúmeros desafios a começar por sua imensa missão constitucional: a preservação da ordem pública. Repousa nesse cenário os atendimentos críticos a emergências, mutilações e a constante proximidade com a morte. As cargas horárias excessivas em trabalhos diuturnos somadas aos ambientes inóspitos têm acarretado impactos na saúde e qualidade de vida do policial militar. O objetivo deste trabalho é analisar os impactos decorrentes dos serviços noturnos na qualidade de vida dos policiais militares e as lacunas de amparo legal a esses servidores. Visando alcançar esse objetivo, foi realizado um levantamento de artigos, legislações e documentos institucionais em sites oficiais e em plataformas acadêmicas. A pesquisa foi desenvolvida através do método dedutivo. Ao final deste artigo, impactos foram observados, assim como a precária abordagem legal que retrata a valorização do policial militar no cenário dos serviços noturnos, suas lutas em meio ao trabalho inóspito e difícil nas arenas dos mais graves conflitos humanos bem como suas comparações com trabalhadores “não constitucionais”,
presentes e, ao mesmo tempo, invisibilizados.

Biografía del autor/a

  • Luiz Gustavo Albergaria Stadler, Polícia Militar do Estado do Espírito Santo, ES, Brasil

    1º Sargento da polícia militar do Espírito Santo. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Especialista em psicologia cognitiva comportamental.

  • Pedro Luiz Ferro, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

    Pós-doutorando pelo Departamento de Saúde Coletiva da Ufes. Pós-doutor pelo PPGCS/UFES. Doutor pelo PPGCS/ PUC SP, Mestre pelo PPGCS PUC/SP. Graduado em Psicologia pela UVV/ES. Presidente e Coordenador da Comissão Permanente de Atenção à Saúde dos Servidores da Segurança Pública Defesa Social e Justiça no Espírito Santo.

  • Sandro Roberto Campos, Polícia Militar do Estado do Espírito Santo, ES, Brasil

    Coronel da Polícia Militar do Espírito Santo. Especialista em Segurança Pública pela Universidade Vila Velha-ES. Foi Diretor Adjunto de Direitos Humanos e Polícia Comunitária da PM do Espírito Santo e professor e coordenador das disciplinas de Polícia Comunitária e Estruturação de Conselhos Comunitários de Segurança Pública da Academia da PMES e da SENASP.

Publicado

2025-12-08

Número

Sección

Artigos